Com o avanço da idade, diversos problemas de saúde podem surgir. Por isso, é fundamental a realização de exames preventivos periódicos e o acompanhamento regular com um médico. Entre os idosos, uma condição comum são os problemas vasculares, resultado do acúmulo de sangue e desgaste das veias nos membros inferiores, com o passar dos anos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 70% das pessoas acima de 70 anos possuem varizes e outras complicações vasculares.
“Problemas de varizes podem ser inibidos com tratamentos preventivos. Por isso, sempre aconselhamos mesmo quem não tenha casos hereditários a fazer o acompanhamento”, orienta o médico vascular Gustavo Marcatto.
O médico vascular Gustavo Marcatto é referência em todo o Brasil — Foto: Divulgação/Clínica Dr. Gustavo Marcatto
Existem fatores agravantes para o surgimento de varizes, como predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2 ou 3 mulheres para cada homem), idade, obesidade e número de gestações.
“Sempre indicamos para que os pacientes tenham atitudes de prevenção. Sabemos que os idosos, em alguns casos, são mais limitados para realizar determinadas atividades. Mas é possível evitar com dieta equilibrada e atividade física que estimule a circulação sanguínea dos membros inferiores, como caminhadas. Além disso, é importante evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, e ter sempre uma boa qualidade de vida”, completa Marcatto.
Para evitar cirurgias em pacientes idosos, o médico recomenda que, caso surjam varizes, o idoso realize o tratamento a laser, que dispensa repouso e não causa dores ou outras complicações.
“Com a Realidade Aumentada, utilizamos um equipamento chamado ‘EasyVein’, que identifica a raiz dos vasinhos e, com o uso do Laser Transdérmico, da plataforma XLase, é realizada a técnica CLaCS. Com isso, eliminamos o problema na raiz, sem cirurgias e liberando o paciente para continuar sua rotina normalmente”, completa.
Médico responsável – Dr. Gustavo Marcatto (CRM/SP 157505)